Raul Porfirio de Almeida - Embrapa
Formado em Engenharia Agronômica (1985) e Mestre em Agronomia/Entomologia (1990) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Brasil. Recebeu o título de Ph.D. em Production Ecology & Resource Conservation pela Wageningen University - WU, Holanda (2004). Atualmente é Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, lotado no Centro Nacional de Pesquisa de Algodão em Campina Grande, PB e é Especialista em Entomologia Agrícola, com foco em pesquisas na área de "Manejo Integrado de Pragas" e de "Controle Biológico".



Jérri Édson Zilli - Embrapa
 Possui doutorado em Agronomia-Ciência do solo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e pós-doutorado pela Universidade de Murdoch, na Austrália. Atualmente é pesquisador da Embrapa Agrobiologia, onde atua na área de microbiologia e Bioquímica do Solo, com ênfase em fixação biológica de nitrogênio e taxonomia de bactérias e, é curador da coleção de culturas do Centro de Recursos Biológicos Johanna Döbereiner. Também atua como professor e orientador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia na Universidade Federal de Roraima e de Agronomia-Ciência do Solo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orienta atualmente dois alunos de mestrado, quatro alunos de doutorado e co-orienta um aluno de doutorado. Em sua vida profissional publicou 47 artigos em periódicos especializados, 01 livro, 07 capítulos de livros, mais de 80 trabalhos em anais de eventos e mais de 20 publicações técnicas. Atualmente participa de diversos projetos de pesquisa e coordena três deles. Em suas atividades profissionais interagiu com mais de 100 colaboradores em trabalhos científicos, sendo a maior parte das publicações relacionadas com fixação biológica de nitrogênio em leguminosas; taxonomia microbiana, diversidade microbiana do solo; fungos endofíticos e caracterização molecular microbiana.


Fernando Hercos Valicente - Embrapa
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1982), mestrado em Entomologia - Purdue University (1992) e doutorado em Entomologia/Genetica Molecular - Purdue University (2002). Trabalha na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas, MG. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola (fitossanidade), atuando principalmente na área de controle biológico de pragas, com ênfase na lagarta do cartucho, Spodoptera frugiperda, e outras pragas desfolhadoras, como a lagarta falsa medideira, broca da cana em milho, Helicoverpa armigera, Helicovera zea e outras, principalmente no uso dos patógenos: Bacillus thuringiensis e Baculovirus spodoptera, com o desenvolvimento de biopesticidas para o uso em controle biológico. Foi membro da CAG (Câmara de Assessoramento de Agronomia) da FAPEMIG (Fundação de Ampara a Pesquisa do Estado de Minas Gerais) de 2006 a 2010. Foi membro da CTNBio durante 6 anos (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) - área de meio ambiente, e é professor da UFLA (Universidade Federal de Lavras) no curso de Biotecnologia. As áeras de interesse em pesquisa são: Controle Biológico, Spodoptera frugiperda, Baculovirus spodoptera, Bacillus thuringiensis, biopesticidas, genes cry, Biopesticidas, transgênicos. membro´Ad Hoc do Technical Expert Group (AHTEG) e do fórum online sobre "Avaliação e Manejo de Risco de OGM". Ganhou o prêmio Jovem cientista em 1995 (segundo lugar), em 1996 recebeu prêmio do Sindicado Rural de Uberaba/MG, em 1996 recebeu Honra ao Mérito da ANDEF, em 2009 recebeu a medalha Major Eustáquio, em 2010 ganhou o prêmio Pesquisador destaque da Unidade Embrapa Milho e Sorgo e, em 2010 ganhou o prêmio destaque - prêmio por excelência entre todas as Unidades da Embrapa.
 

Marcelo Augusto Boechat Morandi - Embrapa
Possui graduação em Agronomia (1995) e mestrado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Viçosa (1997) e doutorado em Agronomia (Fitopatologia) em programa sanduiche na University of Guelph (Canadá) e Universidade Federal de Viçosa (2001). Atuou como docente de Fitopatologia pela (FESURV ? UniRV-GO) e de Microbiologia Ambiental pela PUC-Campinas. É pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, lotado na Embrapa Meio Ambiente desde 2001. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, com atuação nos temas: epidemiologia, controle biológico e métodos biocompatíveis no controle de doenças de plantas. Foi coordenador do Comitê Gestor (CGPort) do Portfólio de projetos Manejo Racional de Agrotóxicos da Embrapa e membro do Comitê Gestor do Arranjo de Projetos SaniFrut (Soluções Tecnológicas para os Grandes Desafios Fitossanitários da Fruticultura Tropical). É o Coordenador do Grupo de Trabalho em Controle Biológico do Comitê de Sanidade Vegetal do Cone Sul (COSAVE). Como gestor, ocupou cargos de Chefe-Adjunto de Comunicação e Negócios (2010/2011), Chefe-Adjunto de Transferência de Tecnologia (2011/2012) e Chefe-Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento (2012/2015) na Embrapa Meio Ambiente. Desde dezembro de 2015 ocupa a Chefia Geral da Embrapa Meio Ambiente.


Aloísio Freitas Chagas Júnior
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1997), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2000) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (2007). Atualmente é coordenador do curso de agronomia da Universidade Federal do Tocantins e professor adjunto da Fundação Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em microbiologia agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: vigna unguiculata, amazônia, rizóbio, Trichoderma, cerrado e fixação biológica do nitrogênio. 



Pedro Takao Yamamoto

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), mestrado em Agronomia (Entomologia Agrícola) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Atualmente é professor do Departamento de Entomologia e Acarologia da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", ESALQ/USP, responsável pela área de Manejo Integrado de Pragas. De 1996 a 2010 trabalho no Fundo de Defesa da Citricultura, exercendo o cargo de Pesquisador Científico. É assessor das revistas HFF & Citrus, Revista Brasileira de Fruticultura, Neotropical Entomology, Arquivos do Instituto Biológico, Pesquisa Agropecuária Brasileira, Acta Scientiarum. Agronomy, Bragantia (São Paulo) e Laranja. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo integrado de pragas, controle biológico, seletividade, controle químico e táticas e estratégias e MIP.



Fernanda Alvares da Silva

Bacharel e Licenciada em Biologia pela Universidade Federal de Viçosa (1991), Mestre em Agroquímica (Bioquímica Animal) pela Universidade Federal de Viçosa (1994) e Doutora em Zootecnia (Bioquímica Animal) pela Universidade Federal de Viçosa (2000). Ex-docente do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFV, de 2001 a 2002. Foi Assessora Técnica do Departamento de Patrimônio Genético - DPG/MMA e da Secretaria Executiva do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético - CGEN no período de julho de 2002 a janeiro de 2010. Tem experiência na área de Bioquímica, Acesso ao Patrimônio Genético e ao Conhecimento Tradicional Associado e Repartição de Benefícios, coleta de material biológico e remessa de material biológico no Brasil e exterior, Propriedade Intelectual. Foi representante do MMA no Comitê de Assessoramento Técnico do Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade CAT-SISBIO para a construção das Instruções Normativas de Coleta e de Coleções Biológicas; no Grupo Interministerial para elaboração da Lista Nacional de Bens Sensíveis na Área Biológica. Participou do Curso de Segurança Corporativa da Escola de Inteligência - ESINT da ABIN. É Analista A na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia no Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias. Integra o Comitê Local de Propriedade Intelectual - CLPI; Membro Titular da Comissão de Ética no Uso de Animais da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (CEUA / Cenargen), Representante Local no Comitê de Ética da Embrapa e Supervisora do SPAT - Setor de Prospecção, Articulação e Avaliação Tecnológica. 



Alcides Moino Junior

Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo, onde concluiu o Doutorado em 1998. Atualmente é professor associado do Entomologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Foi coordenador do programa de pós-graduação em entomologia  pela UFLA nos períodos de 2004-2008 e 2008-2012. Ocupou o cargo de pró-reitor de pós-graduação UFLA no período de 2012-2016

Atua na área de agrônomia, com ênfase em entomologia agrícola e na linha de peqsquisa de controle biológico de pragas, com especialização em patologia e controle microbiano de pragas utilizando fungos e nematoides entomopatogênicos.



Vitorio Herklotz

Presidente da Cooperativa Aliança Agrícola do Parecis- CAAP e sócio de 6 empresas no estado de Mato Grosso. 



Jucemary Simplicio de Araújo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas, e mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Fisiologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento vegetal, germinação de sementes, nutrição mineral de plantas medicinais e extração de óleos essenciais. Atualmente é servidora do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária atuando em estudos ambientais em áreas de Assentamentos da Reforma Agrária, em ações do Programa Terra Sol, voltado para a agro-industrialização e no Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. Participa também de trabalhos vinculados às comissões de resíduos sólidos.



Angela Diniz Campos

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1983), mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (1987), doutorado em Ciências, área de concentração Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Bioquímica Vegetal, com ênfase em Metabolismo secundário, atuando principalmente nos seguintes temas: indução de resistência de plantas pela ativação de enzimas e/ou compostos que respondem ao processo infeccioso com capacidade de reduzir os índices de doenças e ataques de pragas, desenvolvimento de novos produtos alternativos para utilizaçãão na produção de base ecológica, desenvol vimento de produto com capacidade de indução de resistência sistêmica em plantas. Atua em pesquisas de inovação tecnológica direcionadas para produção mais limpa e orgânica. Atua como consultora na área de bioquímica vegetal, metabolismo secundário de plantas, insumo agrícola alternativo.



Paulo Roberto Pala Martinelli

Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestrado e doutorado pela FCAV/UNESP Câmpus Jaboticabal-SP. Linhas de pesquisa na área de nematologia (controle biológico de nematoides com fungos nematófagos) com publicações relevantes na área.

Atualmente é docente do Colégio Técnico Agrícola “José Bonifácio” UNESP Câmpus Jaboticabal-SP, docente da UNIFAFIBE Bebedouro-SP e Faculdades ITES Taquaritinga-SP.




Fábio Fernando de Araújo

Coordenador de pesquisa e desenvolvimento da empresa TURFAL Ltda. em Curitiba, PR de 1990 a 1993. Bolsista do CNPq em projetos de desenvolvimento de formulação com Bacillus para uso na agricultura de 1997 a 1998. Experiência na área de microbiologia do solo e utilização de resíduos orgânicos na agricultura com 38 artigos publicados nos últimos cinco anos. Docente da UNOESTE há mais de 22 anos, sendo responsável por cinco disciplinas na graduação e pós-graduação. Responsável, até a presente data, pela orientação de 13 dissertações de mestrado e uma tese de doutorado e mais de 70 trabalhos de conclusões de curso. Coordenador do Programa de pós-graduação em Agronomia da UNOESTE no período de 2010-2016.



Carlos Ramos Venancio

Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ/USP

Especialista em Proteção de Plantas pela UFV.
Fiscal Federal Agropecuário
Coordenação-Geral de Agrotóxicos e Afins - CGAA/DFIA/SDA
Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas
Secretaria de Defesa Agropecuária



Ranyse Barbosa Querino da Silva

Engenheira Agrônoma (UFPI), Mestre em Entomologia (UFRPE) e Doutor em Entomologia (ESALQ/USP). Atualmente é pesquisadora da Embrapa Meio-Norte, atuando em Entomologia, com ênfase no Controle Biológico de Insetos na área de Agricultura de Bases Ecológicas. Desenvolve estudos para o conhecimento da biodiversidade, com experiência em Sistemática e Ecologia de Parasitoide de Ovos. Docente Permanente do PPGA-AT/UFPI.

palestrantes confirmados

siga-nos

Copyright © cianouav 2017.   TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.